Testemunhos

[vc_row][vc_column][dt_sc_tm_carousel_wrapper][dt_sc_tm_carousel_item name=”Maria Susana Mexia / Professora de Filosofia” role=”Formanda do Projecto Clique Solidário – Formação inicial na óptica do utilizador de informática”]

A magia da solidariedade ou o gosto de ajudar

A solidariedade é um cliente mágico que nos impele a ajudar o outro, naturalmente o mais carenciado. Esta lacuna pode ser de vária ordem, nomeadamente, na capacidade para executar algumas tarefas para as quais a apetência, a idade ou outros não favorecem a sua aprendizagem.
A FITI é uma resposta a este problema, é um espaço onde, como que por magia, o computador passa a ser um fiel companheiro e o rato se torna no objecto mais acarinhado que a nossa mão não quer abandonar.
Nesse afã de solidariedade e de partilha, o professor lá está, sempre com uma paciência para esclarecer as repetidas dúvidas, com uma segurança e tranquilidade que pareciam já não ser possível encontrar na azáfama dos nossos dias.
Galgados os degraus que nos conduzem ao andar da sala de aula, logo deparamos com sorrisos luminosos e brilhantes, que insistem em suplantar o sol que lá entra, mas o calor da ajuda e da colaboração colmatam a sua falta.
E, ao sairmos, vimos mais confiantes porque aprendemos, porque nos souberam ensinar e, sobretudo, porque descobrimos que com partilha e entreajuda “a vida vale sempre a pena”.[/dt_sc_tm_carousel_item][dt_sc_tm_carousel_item name=”Centro Social Padre Ricardo Gameiro” role=”Cova da Piedade, Outubro de 2007″ image=”8938″]

CURSO DE COZINHEIRAS

Mais uma vez a FITI está em movimento…

Recentemente desafiou um grupo de colaboradores de várias instituições para participarem no “Curso de Cozinheiras”, durante o mês de Maio e de Junho, perfazendo um total de 54 horas. A importância e a preocupação nos dias de hoje em relação àquilo que comemos e como o confeccionamos, dentro das exigências da Higiene e Segurança Alimentar, torna-se cada vez mais urgente aprender.

Foi com grande motivação e expectativa que quatro das nossas cozinheiras aceitaram este convite à formação, e após uma árdua manhã de trabalho deslocavam-se até Lisboa para aprender mais.

Diversas temáticas foram abordadas com a sua componente teoria e prática, em locais diferentes e adequados. O nosso grupo de cozinheiras destacou as temáticas mais interessantes abordadas no Curso: as temperaturas dos Alimentos na sua confecção e empratamento, bem como no equipamento de refrigeração, a importância das amostras e da sua identificação; as técnicas para controlo do estado de alimentos; os cuidados de higiene numa cozinha e a importância do seu registo por parte das colaboradoras que levaram a cabo os serviços inerentes à higiene do seu local de trabalho.

Salientaram ainda que gostariam de ter tido mais tempo na sua aplicação prática. Fica aqui uma sugestão para a 2ª Acção do Curso. Mas, foi unânime a sua resposta quando lhes perguntámos. Como foi este curso? – “Foi proveitoso”; “Fizemos uma aprendizagem mais profunda nas diferentes temáticas”, “trocámos experiências”, “foi um grupo coeso e motivado”; “Os formadores demonstraram profissionalismo e dinamismo”; “Valeu a pena”.

Assim sendo, cá ficamos à espera da próxima Acção.
Contamos convosco, FITI!
Estamos solidários na vossa aposta na formação contínua dos profissionais![/dt_sc_tm_carousel_item][dt_sc_tm_carousel_item name=”Ema Odete Almeida da Silva” role=”Formanda do Curso de Iniciação à Informática na óptica do utilizador / Projecto Clique Solidário”]

CARTA ABERTA

Foi com muita alegria que frequentei o curso do “Clique” que me abriu as portas ao ensinamento e ao trabalho que precisava, bem como para adquirir mais prática, pois tinha adquirido computador, para ir seguindo os ensinamentos do curso com maior precisão..

Toda a experiência que adquiri foi óptima e valorizou, não só a mim como a todas as famílias que por aqui passaram dando-lhes a oportunidade de se actualizarem na época em que vivemos e não ficarem analfabetos nesta área que tanta falta faz no dia-a-dia de trabalho.

Foi muito útil esta formação, pois se alguns podiam por outras vias aprender, outros não podiam motivos vários, e assim deu-nos oportunidade de se abrir novas portas de trabalho que tanta falta faz, não só a jovens, como aos de maior idade, pois todos precisam de se sentir úteis nesta sociedade com a maior dignidade e activos, seja qual for a idade em que se encontrem.

Não só eu como todas as famílias que por aqui passaram ficámos com vontade de continuar e de aprofundar mais conhecimentos de informação no “Clique” e trazer de novo, se possível o bom como paciente e educado Sr. Dr. João Carlos Cortes.

Era com muita alegria que o recebíamos de novo, continuando assim a sua missão de professor no “Clique” aprofundando mais conhecimentos.

Bem hajam pelo bom acolhimento que proporcionaram a todos principalmente aos mais necessitados.

Quero agradecer também ao Sr. Emanuel Serejo a oportunidade que me deu de conhecer a FITI e o “Clique”.

Esperemos do coração que o “Clique” continue em PROL DO BEM COMUM.

Despeço-me com dedicação e amizade desta vossa amiga ao dispor,[/dt_sc_tm_carousel_item][/dt_sc_tm_carousel_wrapper][/vc_column][/vc_row]